Hoje é dia das bruxas
e logo à noite vai ser
só assustar
vestida de preto eu vou estar!!
No dia das bruxas há
sempre uma festinha,
uma festinha de bruxas
vestidas de preto.Eu sou uma aboborinhatoda de laranjinhacom uma boca enormee os olhos pintados de preto.Adoro assustar grandes
e pequenos, mas principalmenteos da minha idade e já quase
me esquecia que
com a minha borbulha eu vou assustar.
Ana Catarina
Elementos de Halloween
Trick or Treat? A pergunta é conhecida na Inglaterra e nos Estados Unidos e sua tradução - doce ou travessura? - já se incorporou ao Halloween nacional. As crianças, fantasiadas de monstros, bruxas e vampiros, batem às portas dos vizinhos e perguntam: doçura ou travessura? Se o vizinho estiver preparado, distribui doces. Se não... aí é confusão... de certeza!
Jack-o-lantern é a assustadora porém simpática abóbora que tem olhos, nariz e boca. Faz parte do folclore irlandês. Diz a lenda que um homem chamado Jack, trapaceiro e que costumava fazer brincadeiras satânicas, um dia conseguiu enganar o diabo e prendeu-o numa árvore. O demónio não queria ficar preso e Jack queria lucrar com seu feito. Foi então que Jack e o Diabo selaram um pacto: o demônio nunca o incomodaria ou atormentaria e em troca seria solto.
O tempo passou e Jack morreu. No céu não o quiseram, pois ele havia feito um pacto com o demónio. Mas o inferno também se recusou a recebê-lo, afinal ele tinha enganado o Diabo. À Jack então foi dada uma vela, para iluminar seu caminho na fria escuridão. Mas como fazer a vela durar toda a eternidade? Jack não se intimidou: colocou a vela acesa dentro de um nabo com pequenos furos para dar passagem à claridade.
Quando os imigrantes chegaram aos Estados Unidos e encontraram as abóboras, não titubearam em substituir o nabo - e assim a abóbora é até hoje o símbolo maior do Halloween. Usado pelo povo para indicar aos espíritos o caminho até o outro plano, Jack-o-lantern é também uma forma de agradecimento pela colheita.
Caldeirão - Representa a essência da fertilidade. É dentro dele que as coisas se transformam: o grão se torna alimento, a raiz vira remédio. É nele que as bruxas preparam feitiços, poções e acendem o fogo para os rituais.
Vela - indica os caminhos para os espíritos de outro plano astral. No Halloween são usadas nas cores roxa, preta e laranja.
Vassoura - Símbolo do poder feminino, é capaz de limpar o ambiente de energias negativas. É importante ficar atento, pois uma vassoura de Halloween não varre o chão. Aliás, sequer deve tocá-lo. Ela serve para varrer as más energias. Clique aqui e aprenda a fazer a sua vassoura!
Máscaras - personificam os espíritos, os enviados de outros planos.
Chapéus ponteagudos - Símbolo de hierarquia sacerdotal entre as bruxas.
Monstros - simbolizam as transformações. É uma forma de colocar para fora tudo aquilo que não serve mais, de tirar de dentro de si tudo aquilo que está velho. E então abrir lugar para o novo.
Coroas e bastão - símbolo de autoridade e comando, de realeza, de elevado nível cósmico.
Varinha mágica - Instrumento direcionador de energias, com ela as bruxas são capazes de invocar os deuses e de penetrar em outros planos astrais.
Cajado - Simboliza a sabedoria e o desligamento do que é material.
Animais
Gato preto - Símbolo da capacidade de meditação e de recolhimento espiritual. É um animal de elevada autoconfiança, independente, que preza sua liberdade e vive em plena harmonia com o universo. Era visto sempre ao lado de uma feiticeira, e acreditava-se que este mascote era uma bruxa disfarçada.
Morcego - Símbolo da clarividência. Não necessitam da visão ocular, e por isso representam a visão além das aparências e são capazes de captar as energias.
Coruja - Símbolo da paciência. Representa a capacidade de reflexão diante das dificuldades e lucidez para encontrar saídas.
Sapo - Símbolo lunar, fortemente ligado ao poder da sabedoria feminina.
Aranha - é símbolo que representa o destino e as diferentes formas como ele se apresenta a nós. Sua teia representa o meio e a força necessária para seguir em frente.
Cores
Roxo - Representa o equilíbrio, e por isso é a cor da magia ritualística.
Preto - Cor dos mestres. Usada nas vestes de magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral.
Laranja - Cor da vitalidade e força, capaz de anular a vampirização de energia.
Informação retirada do site: http://www.terra.com.br/planetanaweb/encantamentos/pagao/dia_das_bruxas_5.htm